quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

04/02/2015 - Quase 8 Semanas após cirurgia - ainda sem colocar pé no chão

Segundo médico, vou começar a colocar o peso parcial sobre o pé quando fechar 2 meses de cirurgia. Semana que vem.

A ansiedade é monstra. Só quem passou quase 1 mês inteiro ou em cima da cama ou sentado/deitado num sofá sabe do que estou falando.

É incrível como esse acontecimento na minha vida me abriu os olhos para diversas coisas insignificantes para as quais eu dava valor algum. Andar! PQP! Só de voltar a ANDAR vai ser uma realização.

Estou ansioso para colocar o pé no chão, mas - infelizmente - mais ansiosa ainda para ver que dor vou sentir. Porque apesar de eu sempre ter sido um pessimista de primeira classe, desta vez estou esperando o melhor. Sempre. Até pra não ficar cabisbaixo/triste, mas não sei como vai ser minha reação quando perceber que alguma dor possa me acompanhar pelo resto da vida.

Li diversos blogs de pessoas que tiveram a mesma (ou muito parecido) fratura que tive. Na maioria dos casos, não pareciam pessoas 'esportistas'. O que me deixou bem preocupado.

Sempre curti muito o movimento. Ou era skate, ou era basquete, ou corrida ou mesmo academia, mas sempre sempre sempre fazendo alguma coisa.

Pensar que a dor no meu pé (e a pequena perda de cartilagem, devido ao impacto) possa afetar no meu antigo modo de vida.... é foda.

Ultimamente continuo com problemas para dormir. Acabo dormindo bem tarde, o que faz com que eu tenha sono pela manhã. Pode até parecer uma coisa ruim, mas pelo menos desse jeito os dias vão passando mais rápido :/

E vejam só, mesmo depois de quase 2 meses, o corte da cirurgia ainda não cicatrizou:

Foto retirada devido a conteudo forte

A princípio é uma caso que poderia acontecer, nada anormal. Acredito que demore, pelo menos, mais um mês para cicatrização total, se não mais.

Continuo com dificuldade para mexer os dedos. Principalmente o dedão, o qual não consigo mover para baixo. O restante consigo, mas falta força.

Fisioterapia continua firme e forte, apesar do rapaz responsável pela minha recuperação achar que o dedão está fora do lugar (HOLY SHIT), mas não sei se o fato de eu ter joanete influencia em algo para ele achar tal coisa.

Na última fisio (ontem), ele deu umas puxadas bem doloridas no dedo, desde então não consigo puxar o dedo para BEM cima (coisa que antes conseguia), muito menos pra baixo (ficou na mesma). Obrigado, rapaz.

10 comentários:

  1. Olá Marcelo, sofri fratura como a sua e gostaria de entrar em contato pra tirar dúvidas saber como foi sua recuperação e se ficou sequela.
    Grata rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosani,

      Fica tranquila, normalmente essa fratura é bem dolorida, mas com remédios fica bem tranquilo aguentar a dor. O problema maior, pra mim, era o desconforte de ficar muito tempo deitado ou sentado, dores nas costas.

      Eu, particularmente, fiquei com uma pequena "sequela", pois perdi um pouco de cartilagem da articulação. Mas meu médico disse que essa "dor" pode ainda ser por causa do trauma. Ele pediu pra esperar 12 meses da cirurgia para ter uma verdadeira noção da sequela que permanecerá.

      Caso tu não tenhas perdido cartilagem, acredito que ficará com uma MÍNIMA sequela, que pode ser eliminada com Fisioterapia e um reforço muscular.

      NÃO DEIXE DE IR NA FISIOTERAPIA!

      Espero que fiques boa logo!

      Excluir
  2. Boa tarde, Marcelo.
    Eu gostei bastante do seu blog e seu senso de humor, até mesmo com o uso expressões em inglês haha
    Realmente parabéns pela iniciativa, ajudou eu e vai ajudar muita gente ainda.
    Eu gostaria de saber se você ficou com alguma sequela pois, pelo que vi, tu também tem uma vida ativa. Eu também pratico basquete, surf e academia.
    Você conseguiu voltar a fazer esportes normalmente? surfar, basquete etc??
    Aguardo resposta!

    PS: meu acidente foi no mesmo dia, um mês antes, de moto tambem. 23/10

    ResponderExcluir
  3. Buenas Willian!!

    Cara, dependendo da gravidade da tua fratura, FICA TUDO DE BOAS!! Fica tranquilo.

    Já estou praticando o surf, correndo quando arrumo tempo, natação, academia, enfim, tudo que eu sempre fiz.

    Confesso que ainda sinto uma leve dor, dependendo do calçado que uso (chinelo, tênis "de skate" com pouco solado/pouco amortecimento), mas é devido a perda de cartilagem, no acidente - se isto não aconteceu contigo, ergue as mãos pro céu e agradece ao Destino. Vai ser bem mais facil e menos dolorido.

    Eu poderia eliminar essa dor, no futuro, se escolher "tirar" o restante da cartilagem e "fundir" um osso no outro. Segundo o médico, tal procedimento não atrapalharia em nada a mobilidade do meu pé, visto que é um local que não precisa de grande amplitude/flexibilidade. Porém, não tenho vontade de passar por outra cirurgia (foram duas, no fim das contas) e acredito conseguir VIVER tranquilamente com esse pequeno 'desconforto'.

    Sabendo escolher bem o calçado (estou usando para prática de esportes um Asics, cano curto, o que me deixa com um pouco de receio pro Basket) parece que o pé nem passou por tamanho trauma.

    Como está sendo a tua recuperação?? Espero que tudo tranquilo

    Abraço, brother!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcelo!
    Adorei seu blog, pois mesmo os médicos explicando tudo o que poderá ou não acontecer, é bom ler sobre alguém que passou pelo que vivenciamos. Nessa ocasião, que sentiu as dores, rs (desculpa o comentário).
    No meu caso, rompi o ligamento de Lisfranc e tive que fazer cirurgia. Mesmo sendo casos diferentes, seu tratamento está sendo parecido com o meu tanto pré quanto pós cirúrgico. Faço 2 meses no dia 24 de de julho, mas o médico pediu para ir caminhando, só não correr. Também sou o tipo 'esportista'(mas não me julgo tanto tal qual, porque, por vezes, a correria do trabalho me condiciona e, sim, também acho que isso não é desculpa) e quando recebi o resultado pensei assim: já fiz tanta coisa mais pesada que poderia ter causado isso. Eita que essa parte do corpo é importante, viu? rsrsrsr E como sinto falta dele. Principalmente voltar a dançar ;(
    Como está sua recuperação? Fiquei curiosa, pois sua última postagem foi em fevereiro.
    Almejo melhoras mútuas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gessica, estou com receio de que tenha sido uma resposta muito grande, mas vamos lá.

      Realmente, pé é f#da, imaginava que seria um membro chato de recuperar, mas poxa... Ele suporta todo o peso do corpo! Nunca mais negligenciarei meus pés :P

      Mas veja bem, colocaram as placas no meu pé em dezembro/2014. Em maio/2015, que foi quando as retirei, já estava praticamente correndo normalmente, desde que com o tenis adequado).

      Se tu recém colocou as placas, o melhor seria esperar uns 5 meses para iniciar qualquer tipo de exercicio mais intenso.
      - Dezembro/2014 - Cirurgia Placas no pé
      - Janeiro/2015 - MÊS 1 - início fisioterapia (DOOOOOR)
      - Fevereiro/2015 - MÊS 2 - Ainda sem colocar o pé no Chão (DOOOOR hehe)
      - Março/2015 - MÊS 3 - Peso parcial (auxilio de muletas) - ainda tinha dor pra caminhar
      - Abril/2015 - MÊS 4 - Já caminhando sem muletas, com alguma dor - INICIO ACADEMIA
      - Maio/2015 - MÊS 5 - Caminhando SEM DOR \o/

      Mas a felicidade durou pouco. Em Maio/2015 retirei as placas... Mais algumas semanas sem colocar pé no chão.

      Em Julho/2015 voltei ao trabalho. Caminhando sem dor, mas depois de um dia inteiro, o pé estava bem dolorido e inchado.

      Em Setembro/2015 eu já conseguia correr tranquilamente.

      Portanto, não apresse, vá fazendo o que consegue, com qualidade ;)

      Excluir
    2. Olá! Você realmente precisou de mais tempo que eu imaginava, mas fico muito feliz por está bem.
      A minha cirurgia foi para colocar dois "pinos" para estabilizar a perda do ligamento. O médico me disse que poderei retirá-los com 3 meses após a cirurgia estando tudo bem. Aguardarei por isso =)
      Minha preocupação mesmo é em poder voltar a minha rotina. Mas até isso estou trabalhando rsrsrsrsrsr Já ouvi de algumas pessoas que talvez eu precisava dessa "brecada" para que eu pudesse recomeçar mais devagar tudo que desejo fazer. Acredito que também deva ter passado por essa ansiedade. E sobreviveu a ela, rsrsrs
      Obrigada pela atenção! Continuo almejando melhoras. Mútuas.

      Excluir
  5. Géssica gostaria de informações a respeito do seu acidente!
    Meu esposo tbm rompeu ligamento..

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, fiz uma fratura lisfranc, quebrei 3 ossos e rompi 2 ligamentos, vou tirar os 4 fios de Kirschner que estão expostos quando completar 60 dias, ou seja daqui 1 semana. E o medo é o mesmo que voce passou, quando eu tirar, tem sequelas que vao me.acompanhar? Dores crônicas? Enfim não vejo a hora de voltar a andar de novo.
    Minha pergunta pra você, depois de 3 anos você se recuperou totalmente? Ainda sente dores?
    Obrigada por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose,

      Eu consigo fazer tudo que quero, talvez com um pouco menos de intensidade, mas não deixo de fazer (corrida, academia, basquete, skate, surfe).

      Acredito que a fórmula seja:
      Paciência + Fisioterapia + Reforço Muscular + Consciência.

      Bom dia.

      Excluir