Você já se acostumou com o termo Luxação de Lisfranc? Lisfranc Injury?
Então estamos no mesmo barco, amigo!
Me acidentei em novembro de 2014, tendo que ficar cerca de 7 meses afastado do trabalho e tendo a agradável notícia de que teria de fazer uma cirurgia :)
Depois de muita dor, muitas noites mal dormidas, muito "Por favor, me ajuda", "Pode me alcançar?" - dores nas costas por estar tanto tempo deitado, dores nas costas por estar muito tempo sentado. hahahah. É rir para não chorar.
Se não fosse por minha linda e angelical esposa, bem como meus familiares, que sempre foram super atenciosos e compreensivos, não sei o que teria sido de mim.
Lembro das primeras 4 semanas em que um simples levantar da cama pra ir ao banheiro era um sacrifício. O pé parecia que ia explodir.
A dolorida tarefa de deixar os dedos do pé sempre em movimento, com medo de que não fosse conseguir movê-los no dia seguinte.
Apesar de tudo, foi um excelente aprendizado, uma ótima prova, um teste. Pondo em cheque mais a parte psicológica do que física.
Algumas dicas:
• Repouso, gelo, e elevar o pé vai ajudar a eliminar/dimiuir o inchaço, permitindo que o corpo se recupere mais rapidamente;
• Inicie a fisioterapia assim que o médico liberar - é isto que vai te ajudar! Pode ter certeza disto. Exercício em casa são bem vindos também - eu utilizava variações do que fazia das sessões de fisio, a maior parte deles com a ajuda de uma faixa elástiva, para fortalecer a musculatura da perna e pé;
• De 6 a 8 semanas: SEM PESO NO PÉ!! Isto dará tempo para seu pé recuperar-se;
• Assim que puder caminhar com auxílio de muletas, faça sempre que puder, o quanto aguentar (sempre ciente dos seus limites - nunca ultrapassando esta barreira);
• Evite ativades de alto impacto que envolvam Corridas ou Pulos até que o médico permita (geralmente de 3 a 5 meses após a cirurgia, dependendo também de quando as placas/parafusos foram/serão removidos);
• Uma boa opção, assim que seu pé/perna estiverem mais fortes, é inscrever-se em alguma academia (tente informar-se da qualidade dos instrutores). Lá terá mais uma alternativa para fortalecimento e, quiçá, recuperar um pouco da massa magra/músculos "perdidos" devido ao longo tempo de repouso (a diferença de uma perna/panturrilha para outra, assim que iniciei academia era de 6cm);
• E GELO sempre que houver inchaço.
Boa noite! Realizei a cirurgia no sabado. Estou acompanhando sua recuperação.
ResponderExcluirSorte e pensamento positivo para a tua recuperação!!
ExcluirFiz a cirurgia agora em agosto.
ResponderExcluirÓtima recuperação para todos nós!
Sempre um dia após o outro, Dayane.
ExcluirForça pra nós!
Marcelo, impressionante e de arrepiar como vi um filme dos meus ultimos 6 meses lendo seu blog!
ResponderExcluirMe lesionei no dia 17 de abril de 2016, por sorte a fratura de Lisfranc foi diagnosticada 3 dias depois, mesmo dia em que intervenção cirurgica foi feita. Passei 6 semanas com pinos de kirshner fixados ao pé, mas em apenas 3 voltei a trabalhar presencialmente. Apesar de não recomendável e não ter sido uma escolha minha, fez bem para a cabeça, onde muitas vezes está nosso maior desafio na recuperação.
Depois de 6 meses, e ainda sentindo certo incômodo em alguns momentos do dia, dependendo da atividade que pratico (consigo fazer corridas leves, 5-7 km), me peguei questionando se um dia esse incomodo passaria de vez e, ao pesquisar casos parecidos e encontrar o seu, tenho renovada a esperança de que, cedo ou tarde, eu esqueça que um dia quebrei o pé, assim como voce!!
Eai Guilherme,
ExcluirPensamento positivo, sempre, brother.
Pelo que você comentou, já está praticamente zerado o seu pé.
Mantenha os treinos/reforços musculares que não tem erro!
Abraço e uma boa recuperação para todos nós.
Marcelo, boa noite! Meu nome é Tathiana e minha fratura luxação de lisfranc aconteceu quando cai com minha filha especial de 14 kg, que estava no colo. A fratura aconteceu no dia 5 de setembro e a cirurgia no dia 15. Com 7 semanas pós cirurgia já tirei a robofoot e iniciei a fisio há uma semana, com 15 minutos de exercícios leves, diários.
ResponderExcluirEstou muito ansiosa, ainda. Muita muita dor no pé, quando piso e quando faço os exercícios de alongamento, etc. Vou buscar uma segunda opinião com especialista e gostaria de saber se você pode indicar algum médico especialista em pé. Tenho 3 filhos: 1, 3 e 6 anos e quero me restabelecer logo para poder cuidar de tudo em casa, como era antes. Vamos que vamos! rs
Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua história!
Abraços
Boa tarde, Tathiana,
ResponderExcluirApesar da dor se um constante chata, é ótimo que tu consigas fazer os exercícios em casa. Eu fazia, mas não tanto quanto gostaria e senti que minha recuperação teria sido mais rápida se eu tivesse feito.
Pensa que a dor vai passar, quando tu menos perceber já terá quase nada de dor.
O médico que me acompanhou e fez minha cirurgia foi o Ricardo Sesterhenn. Ele atende em Porto Alegre, no Hospital São Lucas (PUCRS).
Sempre foi muito atencioso e respondeu todos meus emails com minhas dúvidas e preocupações.
Boa sorte com sua recuperação e fique com pensamento positivo. Sempre!
Abraço
Obrigada pela resposta, Marcelo! Seu blog e os posts já me tranquilizaram. Saber que você passou por tudo e que, mesmo depois de muito tempo, sente que está 100%, traz esperança para quem ainda está só o começo dessa reabilitação. Além da luxação de lisfranc eu tb tive uma fratura bem no meio do segundo metatarso e depois da cirurgia fiquei com a nítida impressão de que ele está mais rígido e ficou um pouco mais comprido do que sempre foi. Por isso penso em buscar uma outra opinião. Mas confesso que o pensamento positivo só apareceu depois que encontrei seu blog! rsrs...
ExcluirAbraços
Marcelo, encontrar seu blog foi uma benção para mim. Fraturei meu pé no dia 23 de setembro e fiz a cirurgia no dia 30, foram 3 parafusos. O médico disse que só vamos retirar se incomodar no futuro, ótimo. Comecei a fisio há uma semana, fui muito bem, não tive dor ao fazer força, e hoje comecei pisando com carga parcial, como você mesmo disse, até onde eu consigo. Dá muita insegurança, pois dói quando apóio o "gordinho" do pé... Mas vi pelo seu relato e do pessoal aqui, que essa dor passa com o tempo. Dá muita angústia em pensar que terei dor pro resto da vida, mas agora estou esperançosa, com algumas recaídas...rsrs. Muito obrigada por compartilhar sua experiência positiva pois procurando na web sobre essa fratura a gente desanima.
ResponderExcluirOi Jane,
ExcluirFico feliz que o blog possa ter te ajudado de alguma forma (:
Também tive que colocar pinos e placas, mas no meu caso o médico achou melhor retirar. Acredito que por achar que eu faria atividades de 'auto impacto'.
Se o fato da remoção dos pinos te preocupa, não precisa! É super tranquilo, MUITO MAIS TRANQUILO que a primeira cirurgia.
E a dor, bom, ela passa com o tempo. Parece mentira, mas enquanto eu ainda sentia dor, na verdade eu 'não sentia', fiquei tão acostumado com aquele pequeno incômodo que já era 'normal', hehehe.
Dentro de poucas semanas tu vai estar caminhando na rua como se nada tivesse acontecido, voltando a se preocupar com o 'problemas do dia-a-dia', lembrando de todo trabalho que passou e vendo que foi um grande aprendizado.
Desejo melhoras e continua focada na Fisioterapia.
Oi Marcelo, fiz dez sessões de fisio até agora, e queria te perguntar: seu tornozelo dificultou a recuperação no começo, o meu está muuuiito encurtado... Você se lembra disso? Rsrs, não leva mal a insegurança, tá?
ExcluirOi Jane,
ExcluirAcredito que seja normal, visto que você deve ter ficado um tempo com o pé imobilizado.
O meu ainda é um pouco, bem pouca coisa, mas nada que umas boas semanas de alongamento não resolvam.
Se tu acha que tá muuuuito encurtado, pode experimentar fazer leves sessões de alongamento em casa, várias vezes ao dia, MAIS a fisioterapia - pelo menos quando eu fazia fisio, eles indicavam que eu fizesse algo a mais por conta própria, para melhorar os resultados -
O que eu fazia mais era colocar um pano embaixo do pé e puxar ele: http://clinicaecirurgiadope.com.br/ckfinder/images/fascplantar7.png
Mas continua neste ritmo que não vai se arrepender. Fisioterapia é tipo mágica, hehehe.
Mais uma vez obrigada pela atenção Marcelo, e espero dentro de poucos dias não mancar mais por causa desse tornozelo... Mas creio que ainda é cedo, preciso praticar mais a paciência...rsrs Valeu!!
ExcluirObrigada Marcelo pela força!
ResponderExcluirOi Marcelo, olha eu de novo... Daqui a pouco você vai poder cobrar consultoria, maa já vi que vc é uma boa alma, então vou abusando... Rsrs
ResponderExcluirO dedão, a rigidez, vi que ele doía muito no começo da fisio né? Me conta como foi a recuperação com ele? O meu tá dificultando pra andar depois de 1 mês de fisio...
Obs.: Não sei se vc se recordará pois já faz 2 anos que te aconteceu
Boa tarde, Jane!
ExcluirDepois da primeira cirurgia, de colocar as placas e pinos, fiquei um bom tempo sem movimentar o pé antes de começar a fisio.
Durante a recuperação, não sabia se poderia mexer os dedos, mas quando tentava, sentia que tinha alguma coisa travando, mas que eu conseguiria "romper" se forçasse mais, porém, fiquei com medo. Hehehe. Tipo quando o cotovelo "trava" e quando tu força dá um estalo, sabe? Tinha esta sensação.
Quando iniciei as primeiras sessões de fisio o dedão já estava BEM rígido, praticamente não conseguia dobrar ele pra baixo.
Pra tentar resolver isto, o fisioterapeuta forçava o dedo pra várias direções. Doía MUITO. Chegava a suar.
No fim, o dedo ficou bem rígido, não melhorou muito.
Depois de retirar os pinos, estava mais confiante e comecei a mexer os dedos logo no quarto do hospital.
Fiquei impressionado! Eu conseguia mexer o dedão novamente! Mas conforme as horas foram passando, mexer ele ficava cada vez mais difícil, por causa da dor.
Veja bem, eu conseguia mexer, pra todas direções, mas doía bastante o peito do pé, como se o tendão dele estivesse machucado, ou roçando em alguma coisa.
Segui o processo de "dança do dedão" por alguns dias, até que a dor ficou bem forte e relaxei.
Resultado: Ficou rígido de novo :(
Atualmente ele não é o dedão mais flexível do mundo, mas não me atrapalha, basicamente.
Tem um movimento que não consigo fazer: Ficar de joelho no chão, flexionando o dedão.
Tipo essa imagem (a da direita): http://dicasdemusculacao.org/wp-content/uploads/exercicio-pernas-passada-afundo-halteres.jpg
Fora isto, é só alegria.
Oi Marcelo,vi que com vc foi mais sério o problema com o dedão, e mesmo assim você se recuperou super bem. Você não imagina como tem me ajudado com essa solidariedade e boa vontade. Semana que vem retorno ao trabalho (77 dias de licença), ainda mancando um pouco, mas acho que vai fazer bem pra cabeça... Desejo a vc e sua família um Feliz Natal, e um Ano Novo de muita oaz e saúde!! Muuuuuuito obrigada!!
ExcluirOi Jane,
ExcluirBah, tu vai ver agora que voltar a trabalhar, parece que a recuperação acontece mais rápido. Acho que por causa da mente estar mais ocupada.
Feliz natal atrasado para você. E feliz ano novo pra nós :D
Depois me conta como anda a recuperação. Abraço
Oi Marcelo, e assim já se passaram mais 7 meses... Semana passada tirei os parafusos, pois o médico viu que estava com indício de reabsorção, ou seja, não deixa de ser uma rejeição do material, estou andando tranquilo. Agora esperar mais um pouquinho retomar as atividades pra fortalecimento, mas já me sinto bem otimista. O pouco que incomodava acredito era do bendito parafuso. Mandarei mais notícias, acho muito bacana deixar aqui os relatos que possam trazer informações e otimismo para o pessoal. Um abraço!
ExcluirOi Marcelo tb estou na mesma situação, operei dia 29/11 no dia do acidente de moto, cheguei a fazer uma redução q não adiantou e em cirurgia coloquei 2 ferros, além disso tive uma Fratura no tornozelo, e para completar fiquei 24 dias internada, devido aos arranhões q tive no pé e acabaram necrosando, dai uma luta contra o tempo para sair do hospital, tive q fazer hiperbárica, fiquei 56 dias com os ferros e tirei hj agora e aguardar a liberação da fisio, mais até depois do operatório mechia os dedos, e hj consigo movimentar bem, mais ainda sem colocar peso no pé.Aos poucos vou me recuperando o caminho e longo.
ResponderExcluirOi Fernanda, como funciona essa Hiperbárica? Pra que é utilizada?
ExcluirEspero que esteja se recuperando bem! Manda notícias.
Oi Marcelo! Em 2014 sofri um acidente de carro (estava com os pés apoiados no painel, bem no lugar em que o airbag abre) e acabei tendo múltiplas fraturas e estiramentos em ligamentos, incluindo Lisfranc. Demorei quase 1 mês até ter um diagnóstico definitivo do meu quadro, pois os 4 ortopedistas que me atenderam nesse meio tempo diziam que eu não tinha nada nos pés, apenas uma fratura em um dos dedos e que estavam inchados por conta da pancada. Como o inchaço, a dor e as manchas roxas não diminuíam, só sosseguei quando consegui um horário com um bom especialista em pés na minha cidade, que só de tocar nos meus pés, cravou o diagnóstico que, posteriormente, foi confirmado com tomografias e ressonâncias (nenhum médico tinha pedido antes). Com toda essa demora, e também pq o desvio não foi tão grande, o médico achou melhor não fazer a cirurgia. Passei longos meses de molho, com dores nas costas de tanto ficar deitada. Não podia colocar os pés no chão, o que era impossível, pois não tinha quem me carregasse no colo o tempo todo. A fisio do plano de saúde era ridícula e não me ajudou em nada. Infelizmente não tinha condições de arcar com uma particular. Passados quase 3 anos do acidente, sinto que meus pés não são mais os mesmos...artrose, bico de papagaio são meus companheiros ( com 30 anos!). Ainda sinto fisgadas nos ligamentos que rompi, meus pés incham com facilidade quando uso salto (o que eu evito ao máximo). O movimento dos pés não tem a mesma amplitude.... Além disso, não sei se acontece com vc, mas quando vou a praia e o mar está muito gelado, sinto uma dor lancinante nos pés. Enfim, espero que já esteja tudo bem com vc!
ResponderExcluirBoa tarde,
ExcluirNossa, foi bem grave o teu acidente. Esses dias mesmo dei uma bronca na minha esposa por colocar os pés no painel.
Fico triste que sua recuperação não foi melhor. Acha que se começar uma boa fisioterapia melhoraria seu quadro?
Eu ainda sinto poucas dores no pé (bem na articulação de Lisfranc), dependendo do esforço realizado, visto que tenho chance de ter artrose/artrite com o passar dos anos, devido a perda de cartilagem.
Eu achei que sentiria alguma dor do tipo que tu falou (da praia ou quando chove), mas não parei pra prestar atenção, pra te dizer a verdade.
Tiveram alguns dias que meu pé simplesmente doía. Pode até ser por algum fator externo; clima por exemplo, mas não parei pra "ligar os pontos".
Desejo suas melhoras! E obrigado por compartilhar sua experiência!
Boa tarde Marcelo tranquilo?
ResponderExcluirCara a principio queria te agradecer pelo blog, pois li todas as postagens, e meio que me tranquilizei rsrs. No dia 25/01/17 cai de uma altura considerável e fui ao medico e constou a lesão de lisfranc, a principio bateu desespero pois fazer cirurgia e colocar tres parafusos e ficar fora por 3 meses do serviço é foda. So vou poder colocar o pé no chão no fim deste mês, sentiu muita dor quando começou a colocar o pé no chão? O seu pe ficou muito inchado? E sua rotina voltou ao normal, senti algum incomodo?
Abraço Fabio
Bom dia, Fabio,
ExcluirPrimeiramente, força!
Sobre a dor... bom, dói um pouco no começo, mas a empolgação de voltar a caminhar meio que ameniza isso. A cada dia que passar, a dor vai diminuindo.
Inchaço? Nossa! Todo dia. Ai não tinha jeito, era pé pra cima e bolsa de gelo.
Se acontecesse hoje, acho que faria diferente. Faria uma bacia cheia de água e gelo e mergulharia o pé.
Confesso que a rotina só começou a realmente voltar ao normal quando comecei a caminhar, mesmo que com as muletas, de apoio.
Porque antes disso, eu não aguentava ficar muito tempo de pé sem sentir que meu pé fosse explodir, hehehe. O pé ficava bem inchado e roxo, pois não estava mais acostumado a receber tanto sangue.
Depois que tirei os pinos, em 2 semanas eu já estava caminhando, BEM NA MANHA, mas caminhando. 2 meses depois, já voltei a trabalhar. 3 meses depois, já caminhava normalmente e voltei para academia.
Abraço!
Olá Marcelo!
ResponderExcluirTbm spfri um acidente gravíssimo, caí do andaime 4mt altura, resultado fratura de Lisfranc nos dois pés,no pé direito 1°e 2°metatarso quebrou com deslocamento,passados 50 dias após a cirurgia retirei os 5 fios e voltei a andar de muletas mas a dor é grande e o inchaço há há parece q os meus pés vão explodir
Oi marcelo e toda galera..
ResponderExcluirDia 15/05/17 tive uma torçao jogando bola, os medicos diziam q era so uma forte torçao, semana passada um outro medico pediu um raiox diferente, avaliaram meu caso e viram q eu tive lesao de turco (articulacao de lisfranc), fiz cirurgia quarta feira 21//06 ainda to em choque de imaginar como deve estar meu pé, cicatriz etc.. Vou me casar em fevereiro de 2018 e bate a preocupacao sera que vou estar bem até la!
Obrigado por compartilhar sua historia de lesao.. vou acompanhando aqui se aparacer mais gente.. me add no whats pra ir trocando informacoes 11 969050745..
Vlw abraço.. boa recuperacao a todos!!
Will
Bom dia, Will,
ExcluirUma dica: Não te preocupa tanto com "como meu pé vai ficar". Te concentra na recuperação, pois estas primeiras semanas exigem muita atenção e cuidado, que refletirão no futuro, podendo te trazer uma recuperação melhor do que tu imagina!
Tens ainda uns 6 meses para se recuperar. Acredito que ficará tudo sob controle.
-> Chegou a colocar alguma placa ou fio no pé?
--> Se não, não deve ter sido tão grave teu acidente. Creio que será uma recuperação bem rápida.
OBS.: Tenho que postar algumas atualizações. O blog tá meio parado, hehe.
Abraço!
Boa tarde, Marcelo sofri um acidente de moto em fevereiro de 2016 só foi diagnóstico em maio, depois disso me enrolaram com fisioterapia que na verdade não melhorou quase nada,só em abril desse ano que finalmente operei coloquei 3 parafusos, ainda sinto um pouco de dor para caminhar vou tentar começar a correr na fisioterapia, você ainda sente um dor na hora de caminhar ou correr?
ResponderExcluirBom dia, Unknown (hehe)
ExcluirSobre as dores... Depende. Eu consigo correr, retornei ao basquete, meses atrás.
Porém, sempre faço um repouso no dia após a atividade. Deve ser a única coisa "ruim" sobre a fratura.
Boa noite Marcelo, antes de mais parabé s pelo seu blog pois nao é facil encontrar alguem com este tipo de traumatismo para troca de experiências.
ResponderExcluirEm maio eu sofri um acidente grave de automovel, do qual sai com algumas fratutas como femur, colo do femur, umero, uma vertebra,bacia e claro a bonita da luxaçao de lisfranc com fratura em dois metatarsos..
Na primeira intervençao colocaram os fios de kirschner, retirando apos 2 meses. Como tive perda total das cartilagens fiz uma cirugia onde bloquearam a minha articulaçao com enxerto osse, 3 placas e parafusos!
Apos 3 meses da segunda cirurgia estou caminhando com muletas fazendo carga total sobre o pé, sinto alguma dor mas o que me incomoda mesmo é o formato do meu pé que perdeu a curvatura e parece que têm uma dimensao ossea maior que o outro, apesar do medico falar que ta muito bom (elugiando sua obra de arte).. eu gostaria de saber se você tambem notou essa diferenca e se sim, se depois normalizou mais.
E tambem se consegue andar bem na areia da praia sem dor, é que o meu medico disse que eu nunca mais poderei andar descalsa na areia da praia e terei que usar uma palminha especial no calçado para o resto da vida!
Boa tarde, Sueli,
ExcluirMeu pé ficou com um calombo bem em cima da fratura. Não sei o porque. Mas isto não incomoda, apenas parece que está meio inchado. Fora isso, não tem mais problemas.
Também tive perda de cartilagem, mas não total, isto faz com que eu sinta um certo desconforto quando faço muito esforço com o pé que quebrou.
Sobre caminha na areia, é normal.
Ano passado fiz várias caminhadas pela beira da praia.
Ainda estou cogitando a opçao de retirar o resto de cartilagem e fundir os ossos. Segundo o médico, eliminaria essa dorzinha que sinto as vezes.
Sueli Silvério, gostaria de mais informações sobre seu acidente, meu esposo sofreu grave acidente no qual fraturou o ligamento e ele tem crise de dor crônicas, gostaria de troucar experiência e entender mais sobre esse caso.. obrigada
ExcluirBoa noite Marcelo tranquilo?
ResponderExcluirQueria saber se você usa algum tênis apropriado, ou um que você recomendaria. Pois após 8 meses da cirurgia, onde tenho três parafusos ainda sinto dor ao caminhar, queria saber se até hj você sente dor? Se é muito intensa ou não. Abraço
Bom dia, Mestre.
ExcluirDefinitivamente, um tênis apropriado fará diferença pro seu pé.
O que acho melhor são os da Asics, pois tem bastante amortecimento. Fora este, o único que uso sem problemas é um Nike Air que tenho.
Aqueles outros de solado baixo, depois de meio dia usando, já começo a sentir uma dorzinha no pé.
Agora, se uso um tênis adequado, não sinto encômodo no pé.
Boa noite amigo. Tive também a famosa luchação de Lés Franc, com perda óssea. Coloquei duas placas e parafusos. Tive que fazer também uma artrodese que é a fundição da cartilagem por causa da perda óssea. A cicatrização foi muita rápida mas ainda não coloquei o pé no chão porque faz 5 semanas da cirurgia. O pé ainda esta um pouco inchado mas consigo mexer bem os dedos. Minhas perguntas, tendo em vista que pratico vàrios esportes: você conseguiu voltar a praticá-los normalmente? Ainda sente dor? Os pés ainda incham? Houve alteração na anatomia dos pés? Obrigado pelo blog! É esclarecedor.
ResponderExcluirBom dia, Lelo.
ExcluirFiquei bem interessado nesta artrodese que fizestes, pois o médico que me tratou deu esta alternativa, caso as dores e desconfortos fossem muito fortes.
Acredito que, só por tu já teres feito este procedimento, as dores serão menores ou inexistentes.
EU só não voltei a prática de esportes antes por MEDO que alguma coisa acontecesse, vi)sto que já tinha sido liberado pelo médico.
E digo mais: Se tudo ao redor do meu pé fosse "perfeito" (Alimentação, Repouso e Alongamento) minha volta teria sido MUITO mais fácil. Estou até pensando num novo posto salientando estas questões.
Porque quando voltei ao basquete, tive uma quase fratura no osso cubóido do Pé BOM, hehehe. Tenho quase certeza que foi por causa da minha má alimentação (diretamente ligada ao meu ganho de peso).
A dor, hoje em dia (voltei a correr) é praticamente inexistente. Se existe, não chego a perceber.
Meu pé não incha mais, apesar de ter ficado um leve "calombo" onde houve o corte da cirurgia (na próxima consulta perguntarei o que aconteceu e postarei aqui, explicando melhor.
-> Conta mais sobre a recuperação dessa artrodese, cara.
Abraço e boa recuperação.
Boa tarde Marcelo. Só passando pra dar um feedback. Nem sei se vc ainda atualiza o blog, mas com certeza muita gente o lê. Eu sou o Lelo ali de cima, que escreveu no dia 2 de dezembro, pouco mais de um mês depois da cirurgia. Então, hoje, decorrido 8 meses da cirurgia meu cenário é o seguinte (lembrando que tive fratura cominutiva com perda óssea da base do segundo metatarso), algo, pelo que vi, bem mais sério do que o seu, eis que tenho duas placas e 8 parafusos:
Excluir1 - o pé desinchou e raramente incha, sendo que só quando fico longos períodos com calçado mais apertado. De chinelo ou descalço não tenho alteração de inchaço;
2 - excelente cicatrização, tanto do peito do pé onde foi aberto quanto do enxerto ósseo colocado no lugar do osso que se espatifou. Nesse ponto vale anotar que o enxerto é do meu próprio osso, extraído da região do quadril.
3 - ainda tenho dor. Mas já diminuiu bastante em relação ao que sentia anteriormente. Nunca deixei de fazer musculação - ia até quando não tinha retirado os pontos, contrariando o médico, mas só fazendo membros superiores, já voltei a andar de bike e tênis aos poucos. Arrisquei uma corrida mas ainda doeu um pouco. Mesmo assim o médico falou para ir tentando e sentindo. Fiz algumas trilhas mais intensas, de tênis claro, e tudo correu relativamente bem.
4 - ainda tenho medo, isso é interessante. ele vai se perdendo aos poucos mas ainda tenho medo de colocar o pé no chão em saltos ou algum movimento mais brusco. Já foi pior no entanto.
5 - o arco plantar retomou sua forma integralmente e tenho vida praticamente normal. Só não digo que tenho vida normal ainda porque está faltando voltar a jogar tênis e correr completamente livre de dor, o que o médico falou que acontecerá dentro em breve.
6 - enfim cara, ler o teu blog quando tava no sofá, perna esticada pra cima, vendo televisão e lendo foi importante pra ver que haveria uma esperança após a lesão. Ainda que tu não estejas mais atualizando - não sei se está, o certo é que este relato nunca saia do ar para que outras pessoas com a mesma lesão possam lê-lo e aferir que se trata apenas de uma fase, sendo que o começo é lento e doloroso, mas que passará. Obrigado por tê-lo escrito. Espero que você esteja melhor do que eu. Abraço. Lelo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu esposo fez uma cirurgia de lisfranc a 3 meses ,colocou 3 pinos depois retirou, fazendo fisioterapia agora comecou a andar com as pontas dos dedos ,mas o pe ainda muito escuro quando baixa,isso e normal? Qnto tempo ficou assim?
ResponderExcluirno início é normal o pé escurecer, ficou muito tempo com ele pra cima. quando o sangue circula, ele escurece.
ExcluirDepois de algumas semanas já passa.
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber como está o seu pé Marcelo? Tive uma lesão na articulação lisfranc mais opitei por nao fazer a cirirgia. Vou tentar no tratamento conservador. Fazem 2 semanas que não coloco o pé no chão, não sinto dores e o inchaço já quase nãp existe mais. Estou só com um leve calombo onde foi a lesão. Alguém sabe se realmente preciso ficar todas as 6 semanas? O médico indicou mais não sinto dores e ao pisar com a bota a dor diminuiu bastante. Estou usando bota ortopédica, passo de 3 a 4 vezes gelo (bacia de agua com gelo) por dia 15 a 20 min e pomada para dormir. Do restante do dia fico com a bota.
Meu pé tá como se estivesse novo.
ExcluirLembre-se que quem sabe o que fazer ou não é o médico. se ele falar que tem que fazer, tem que fazer. Não vá forçar o pé pra depois ter que remediar algo.
Marcelo, boa noite, amigo!
ExcluirApós 1 ano e 2 meses da lesão meu pe está bem melhor. Estou correndo normalmente, trabalhando normalmente, sem dores e sem mancar.
No trabalho consigo andar o dia todo e ficar de pé sem dores.
Mais durante a recuperação não foi assim, meu pé inchava muito e sentia dores no pe inteiro.
Vejo melhoras ainda dia a dia. Engordei um pouco durante a lesão e agora eatou emagrecendo. Isso ajuda também, menos peso no pé.
Do resto estou muito feliz com a recuperação.
Você tentpu tirar PCD?
Att,
Jeferson
Estou com 5 fios de k no meu pé direito, houve fratura e luxação de lisfranc ..
ResponderExcluirJá tem 45 dias que estou com esses fixadores no pé , e está previsto pra tira los dia 22 desse mês . Eu tenho medo de mais de não conseguir voltar andar Normal correr .. , eu jogava bola pra 2 times da cidade e tenho grande sonho de voltar. Obrigado pela atenção que Deus nos abençoe .
O melhor que se tem a fazer, nessa situação é ter calma!
ExcluirTeu pé vai melhorando semana após semana. Não apresse as coisas.
Boa sorte no teu tratamento!
Boa sorte amigo! Que Deus o abençoe!
ExcluirBoa tarde Marcelo.
ResponderExcluirSofri um entorse no pe e foi diagnosticado lesão de lisfranc. O médico fez a cirurgia, colocou uma placa e um parafuso. Disse que não precisa tirar. Já se passaram 3 meses, estou fazendo fisioterapia a 1 mês, mas as dores e inchaço continuam. Não consigo voltar a trabalhar. O que vc sugere que eu faça?
Bom dia, Mestre,
ExcluirVou te falar uma coisa pra ficar mais animado: meu pé só começou a realmente ficar BOM depois de 5 meses.
Voce está bem avançado, se já está fazendo fisio. Tenha paciencia que o teu pé vai melhorando, semana após semana.
Lembra de continuar colocando gelo sempre que inchar.
Boa noite! Marcelo, encontrar este seu blog foi muito confortante! Não sei se você ainda está com ele ativo, mas vou deixar o meu relato...
ResponderExcluirEu sofri uma fratura de lisfranc no dia 12/02, após cair de um degrau de escada e meu pé foi pra frente. O ortopedista do PS já fez o diagnóstico correto no dia e operei no dia seguinte ao ocorrido. Meu caso foi mais grave, pois foi preciso colocar 10 parafusos. Já consegui mexer os dedos logo após o pós operatório.
Ler o depoimento de vocês me deixou mais calma, realmente no começo é desanimador e meu maior medo é não conseguir voltar a natação que eu tanto amo, assim como praticar outras atividades!
Você já colocou gelo no pé mesmo antes de tirar os pontos, não tem problema? Meu pé ainda está bem inchado, já foi liberado eu andar de muleta, porém somente o necessário, porque dói muito ficar com o pé pra baixo.
Quais as dicas de cuidado que você recomenda neste fase inicial que pode fazer diferença no tratamento?
Obrigada!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde.
ExcluirQue bom que meus relatos e dos demais te ajudaram, nem que seja um pouco.
Sobre o gelo, eu sempre coloquei, pq meu pé sempre ficou bem inchado, tanto que alguns pontos estouraram. Se tivesse colocado gelo mais frequente talvez isto não não teria acontecido.
Meu pé tambem doía quando eu baixava ele, por causa da circulação de sangue que fica mais intensa. Tanto que ele ficava roxo, parecida que ia explodir. Mas com o tempo e com a consistência (todo dia fazer um pouco, sem exagerar) vai melhorando. Cada semana que passava aconteciam melhoras que dava pra notar.
Espero que voce se recupere bem!
Muito obrigada pela resposta! Sigo me recuperando bem, pé já quase não dói, desinchando e cicatrizando bem.
ExcluirEstou fazendo exercícios para os dedos, os movimentos estão voltando.
Olá Marcelo, mais uma pergunta...
ResponderExcluirDepois que você pode colocar carga total no pé, você já conseguiu andar normalmente ou você andava torto e teve que reaprender a andar com fisioterapia?
Estou preocupada com esta parte, porque estou na fase de carga parcial com robofoot e muletas.
Oi Tati,
ExcluirEu literalmente tive que reaprender a caminhar, hehehhe.
E no início, mesmo podendo colocar carga total, doía.
Mas essa dor foi diminuindo dia a pós dia.
Oi Marcelo!! Obrigada por esse blog :D
ResponderExcluirFaltam duas semanas pra eu retirar os fios, e queria saber quanto tempo você teve que fazer fisioterapia. Só pra ter uma noção mesmo.
Obrigada!
Dói pra tirar os fios de Kirsten ( os ferrinhos).?
ResponderExcluirNao doi nada so da um mini incomodo na hora fora isso tranquilo
ExcluirOlá Marcelo, tudo bem?
ResponderExcluirObrigada pelo blog.
Meu marido quebrou o pé surfando, foi diagnosticado na emergência como lesão de lisfranc, porém o médico pediu q ele retornasse com uma semana para decidir se iria operar.
Ele operou 10 dias após a lesão.
Na cirurgia o médico disse que usou um parafuso que não precisa retirar e um material que é reabsorvido pelo organismo.
Disse que com 3 meses ele estaria sem dor, mas se passaram quase 5 meses, ele ainda sente muita dor ao pisar.
Ele já está caminhando sem as muletas, mas ainda está mancando pela dor que sente ao pisar.
A princípio a lesão dele não foi tida como grave, ele colocou apenas dois parafusos.
Mas ele está muito aflito com as dores, com muito medo de ser algo permanente.
Já li muitos relatos aqui e também já pesquisei bastante, mas nada que me deixe mais tranquila em relação as dores que ele sente.
Gostaria de saber com quanto tempo você parou de sentir dor, se você sentia dor ao pisar também, quando caminhava muito ou ficava muito em pé. (Até que mês após a lesão)
Ele ainda faz fisioterapia 2 vezes por semana.
Pesquisei sobre o TOC (tratamento com ondas de choque) que algumas pessoas fazem para dor, mas o médico dele diz que não acredita e não recomenda, o que pensas a respeito, chegou a fazer?
Ficarei muito grata se responder����
Espero que esteja tudo bem com o seu marido.
ExcluirMais de um ano se passou, hehe. Quase não entro mais aqui no blog.
Eu senti dores leves nos primeiros meses que eu comecei a caminhar, mas só o fato de poder caminhar já me animava e eu não focava tanto nas dores.
O tipo de calçado (formato, solado, etc) vai influenciar em sentir menos ou mais dores.
Eu tive que comprar um tenis maior pro meu pé não ficar tão apertado.
Hoje, 6 anos após a lesão eu não tenho sequela alguma com relação a dores.
Só perdi um pouco da mobilidade do dedão.